ASSOCIAÇÕES E LAZER

ASSOCIAÇÕES E LAZER

 

Izeda conta com diversos serviços e associações para segurança e protecção da população e preservação das tradições e da cultura locais, destacando-se:

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Izeda, fundada no dia 31 de Janeiro de 1984, fazem parte do Corpo Operacional: Quadro de Comando – 2. Quadro Activo: Bombeiros 1ª Classe – 7; Bombeiros 2ª Classe – 11; Bombeiros 3ª Classe – 21 ; Aspirantes/Cadetes – 7. Bombeiros profissionais/permanentes – 10. Veículos Comando – 1; Veículos incêndio – 5; Veículos Transporte Pessoal – 1; Ambulâncias Emergência – 2; Ambulâncias Transporte – 6.

Área própria de actuação: Izeda, Macedo do Mato, Calvelhe, Paradinha Nova, Serapicos e Coelhoso.

Socorro fora da APA devido a proximidade e tempo útil de socorro: Talhas, Talhinhas, Morais, Lagoa, Bagueixe, Vinhas, Castro Roupal, Parada e Santulhão.
Publica um jornal mensal “A Sineta”, desde Junho de 1987 e dispõe de  óptimas instalações.

Tel: 273 959 222

Banda de Música de Izeda, fundada em 25/11/1895. Tem um maestro dedicado e de grande competência técnica e cerca de quarenta excelentes músicos.

Pela sua qualidade engrandece e dignifica o nome de Izeda e do concelho de Bragança, o que levou a Junta de Freguesia, em sinal de reconhecimento,  por deliberação unânime da Assembleia, a agraciar, publicamente, o maestro e a direcção, com duas salvas de prata, nas comemorações do XVI aniversário da elevação a vila. A Câmara Municipal de Bragança, em reunião ordinária de 27 de Setembro de 2004, deliberou atribuir público louvor e a Medalha de Mérito, à BANDA DE MÚSICA DE IZEDA.

Tem sede própria, inaugurada dia 18/09/1994, onde funcionam os órgãos sociais, os respectivos ensaios e uma Escola de Música.

Os maiores brilharetes conseguidos ao longo da sua história foram  os de, em 1 de Dezembro de 1906, aquando da inauguração do Caminho-de-Ferro de Mirandela a Bragança, ”a par com a Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Bragança e com as bandas Regimental e de Infantaria 9, a Filarmónica de Izeda ter um papel de relevo na animação das iniciativas que ocorreram durante três dias” (Monografia das Freguesias do Concelho de Bragança, Edição da Câmara Municipal, 2004, p. 163) e o de, em 1910, se ter deslocado a Bragança, por ocasião da tomada de posse das primeiras Autoridades que Bragança teve, depois da implantação da República, posse essa conferida pelo então Ministro do Interior, Dr. António José de Almeida, que viria a ser Presidente da República.

Clube Desportivo de Izeda, fundado no dia 1 de Fevereiro de 1977, participou em vários campeonatos da Associação Distrital de Bragança, bem como noutros eventos desportivos, nomeadamente Futsal e Atletismo. Em 1977 venceu o Torneio Inter-Aldeias, organizado pela aldeia de Vinhas e na Festa de Nossa Senhora da Assunção de 2005, defrontou, no campo do Estabelecimento Prisional, uma equipa de veteranos do Futebol Clube do Porto. Tem sede social, para convívio e  recreação dos seus associados.

Tel: 273 959 219

Associação de Desenvolvimento da Região de Izeda (ADRI), fundada por escritura de 6 de Abril de 2001, no Cartório Notarial de Bragança, tem por objecto promover o desenvolvimento da região de Izeda, em todas as suas vertentes, nomeadamente nas actividades sociais, culturais, económicas, turísticas e ambientais, evidenciando-se pela realização da Feira do Folar, já na 8ª edição. Foram fundadores: Amílcar dos Santos Maurício, natural e residente em  Izeda; José Duarte Fernandes, natural e residente em Macedo do Mato; António Nuno Neves Pires, natural de Frieira, e residente em Bragança;  Rui António das Neves Simão, natural de Angola, e residente em Izeda; Orlando Augusto Matos Pontes, natural de Talhas, e  residente em Izeda; Jorge Augusto Dias Costa, natural e residente em Izeda; António Pedro Sarmento Manso, natural e residente em Izeda; Hermenegildo Maria Morais Pires, natural e residente em Frieira; Armando Augusto Rodrigues Veiga, natural e residente em Izeda; Fernando Miguel Lopes oliveira, natural de Macedo de Cavaleiros e residente no Porto e António Eduardo Lopes Padrão, natural de França e residente em Santulhão.

Telm: 966 926 010

Associação Cultural, Desportiva e Recreativa do EPI, tem como principais objectivos a promoção cultural, desportiva e recreativa dos guardas e funcionários do Estabelecimento Prisional de Izeda.

Os seus Estatutos foram aprovados em Assembleia Geral de 15 de Maio de 1999 e está sediada nas antigas instalações da Colónia Correccional, no Largo do Coreto.

Associação de Caçadores de Izeda, constituída por escritura de 15 de Setembro de 1990, lavrada no Cartório Notarial de Bragança e publicada no Diário da República de 30 de Outubro do mesmo ano, visa a defesa dos interesses e a fruição lúdica e boa convivência entre os seus associados, a protecção da caça e o repovoamento da zona associativa.

Telm: 964 246 272

 

Associação de Caçadores de Calvelhe

Associação Recreativa e Cultural dos Escaravelhos Calvelhe

Associação de Caçadores de Paradinha Nova